quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Afectos e cumplicidades

     Afectos e cumplicidades. Pois é. Um tema que dá muito espaço a todos para imaginarem de formas diferentes aquilo que poderá ser desenvolvido num workshop. Desde o simples inter-conhecimento, à criação de laços de amizade. E o aprofundamento dessa relação que, aos poucos, se vai tornando também física.
     E tantas são as formas que o ser humano tem de comunicar através do seu corpo: um simples olhar, que pode ou não significar tanto. Uma carícia. Um abraço, que pode ter tantas formas e tantos significados. Um beijo: desde o beijo materno, ao beijo entre dois amigos, a um beijo que é já um beijo especial porque é dado a alguém com quem se tem uma relação que atingiu um significado especial.
    E a comunicação entre dois corpos. As particularidades dele e dela. A forma como se complementam formando um só corpo e podendo, em união gerar um novo ser.
   No workshop que a Gulliver propôs e desenvolveu, com a extraordinária colaboração das enfermeiras Teresa Folha e Fernanda Nunes, o tema do amor, dos afectos, da sexualidade foram sendo desenvolvidos e os participantes foram convidados a partilhar também as suas opiniões.
    Para alguns o workshop terá estado dentro das expectativas. Outros procurariam talvez mais informação, informação que lhes dissesse mais.
    Por outro lado, e sendo este ainda um assunto tabu para muitos, houve temas em que uma percentagem considerável optou pelo silêncio.
    Mas feito um balanço não tenho dúvidas em dizer, valeu bem a pena.
Há agora, isso sim, que repensar a forma de abordar o tema numa próxima ocasião, porque uma verdade se comprovou: a sexualidade é um tema que interessa a muitos.
    Na nossa última actividade de 2010, terminado o Workshop, houve ainda espaço para relembrar bons momentos que a Gulliver viveu durante o ano. Para tal contámos com a arte e engenho da Susana Cruz que fez um pequeno filme com base em fotos tiradas nas várias actividades. Todos os presentes puderam levar consigo estas recordações, também em formato CD.
    Passou-se à apresentação das agendas da Gulliver para 2011. Desta vez a artista era a Sofia Duarte. E claro, as nossas fotos dão-lhes uma beleza que ultrapassa, de longe, as de qualquer outra agenda.
    Contamos agora com a arte de todos vós para ajudar na venda das nossas agendas. Boa sorte a todos!

2 comentários:

  1. Olá amigos!
    Tenho tantas saudades vossas e destes belos convívios!
    Ao ver o vídeo é que percebi o que perdi no ano que passou, mas o meu estado de saúde não o permitiu. De facto as malvadas fracturas (em 2009 e 2010) não permitiram que colaborasse, embora nunca me esquecesse da GULLIVER.
    E, acreditem cada vez que recebia um convite para uma actividade, ficava cheia de pena de não poder ir.
    Espero que este ano consiga participar 
    Parabéns pelo Bolgue!
    Beijinhos a todos 
    Ana Simão

    ResponderEliminar
  2. O filme está excepcional. Esperam-nos concerteza muitas outras aventuras como as que aqui são recordadas. Não é verdade? Muitos Parabéns pelo Blog.

    ResponderEliminar